A Polícia Técnico Científica, conhecida popularmente como Polícia Científica, tem como função coordenar as atividades do Instituto de Criminalista (IC), Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Identificação (II), prestando, assim, orientações técnicas às unidades subordinadas
A principal função da Polícia Científica é a de analisar vestígios nos locais de crimes, produzindo provas técnicas para identificação dos autores. Atualmente, a Polícia Científica não é mais subordinada a Polícia Civil. Ela é um órgão que responde diretamente a Secretaria de Segurança Pública.
Receba nosso contato !
INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA (IC)
Parte da Polícia Científica, tem o intuito de esclarecer a ocorrência dos fatos delituosos. É responsável por colher e fornecer provas técnicas à justiça sobre locais, instrumentos, objetos, materiais e pessoas.
O exame de balística, responsável por esclarecer se o projétil é pertencente à arma, é realizado pelo instituto. A reconstituição de um crime e investigações em computadores também.
INSTITUTO MÉDICO LEGAL (IML)
O IML tem como função fornecer provas médicas à justiça. Seja esclarecendo a causa da morte através da necropsia ou identificando lesões corporais em pessoas vivas, como por exemplo no caso de agressões domésticas.
INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO
Dividido em 3 áreas de atuação, tem como função principal e única identificar. Emite Carteiras de Identidade (Identificação Civil), identifica os presos encaminhados pelas autoridades policiais (Identificação Criminal) e também, faz a identificação de impressões digitais em cenas de crimes, em objetos, documentos e etc. (Exame Papiloscópico).
CONCURSO
Para ingressar na Polícia Científica é preciso prestar um concurso público, de acordo com a vaga é exigido curso superior. Existem diversos cargos, sendo possível trabalhar como: médico legista, perito criminal, fotógrafo técnico-pericial, desenhista técnico-pericial, auxiliar de necropsia, atendente de necrotério policial, oficial administrativo e técnico de laboratório.
De acordo com o edital, o concurso é constituído por 5 fases; prova teórica, prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física, comprovação de idoneidade e conduta escorreita – mediante investigação social- e prova de títulos (comprovação da formação).
Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 95056-6691 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.