A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) detém o maior efetivo policial do Brasil. Com cerca de 100 mil policiais, possuí uma série de atividades especializadas. Dentro da PM existe o Grupamento de Rádio e Patrulhamento Aéreo, Canil, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Choque e outros grupos de atuações.
Atualmente a PMESP possui 23 grandes comandos, sendo 9 sediados na capital do estado, que é a cidade de São Paulo. Sendo eles:
CPC – Comando de policiamento da capital.
COM – Comando de policiamento metropolitano.
CPChq – Comando do Policiamento de Choque.
CPRv – Comando de Policiamento Rodoviário.
CPAmb – Comando de Policiamento Ambiental.
CCB – Comando de Corpo de Bombeiros.
CPTran – Comando de Policiamento de Trânsito.
GRPAe – Comando do Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão” – ÁGUIA.
CPCopa – Comando do Policiamento da Copa (criado especialmente para a Copa do Mundo Fifa 2014).
FORMAS DE INGRESSO NA PMESP
Uma das formas de ingresso na PMESP é através do concurso público para Soldado, no qual o candidato passará por diversas etapas. São elas: prova objetiva, prova dissertativa, teste de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação de conduta pessoal e análise de documentos. Deve-se lembrar que todas as fases são eliminatórias, assim, o candidato deve estar preparado para conseguir concluí-las com êxito.
Após ser aprovado em todas as etapas, o candidato será encaminhado para a Escola Superior de Soldados da PMESP no caso de seguir carreira como soldado, na qual fará, por 1 ano, o curso de formação. Após completa-lo, o Soldado ocupará o Quadro de Praças da Policia Militar (QPPM), com o cargo de Soldado PM de 2° Cl durante o curso de formação, e após a formação na Escola Superior de Soldados, ele é graduado á Soldado PM de 1° Cl. Durante a sua carreira, poderá chegar até ao posto de Subtenente através de concursos internos.
É importante que durante o período de formação na escola superior de Soldados da PMESP o aluno tenha um bom rendimento, pois o seu desempenho final irá auxilia-lo na classificação para o resto de sua carreira. Após a conclusão do curso, o Soldado é designado para um batalhão de polícia onde começará a sua atuação como Policial Militar.
O QUE FAZ O SOLDADO DA POLICIA MILITAR?
O Policial Militar tem como objetivo fazer o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, impedir infrações penais e administrativas fazendo a aplicação da lei, na modalidade de policiamento que te for designada, sempre prezando em defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, indo de encontro aos princípios ensinados de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade. Valores esses aprendidos na escola Superior de Soldados da PMESP.
REMUNERAÇÃO
O soldado PM 2° Cl recebe a remuneração inicial de R$4.852,21, além de benefícios como um regime próprio de previdência, assistência medica e odontológica, e assistência psicológica.
REQUISITOS
Para fazer se tornar Soldado da PMESP, o candidato deve preencher alguns requisitos, sendo eles:
• Ser brasileiro.
• Ter idade mínima de 17 anos.
• Ter idade máxima de 30 anos.
• Ter estatura mínima, descalço e descoberto de:
• 1,55cm para Mulheres.
• 1,60cm para homens.
• Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo.
• Possuir higidez física e mental.
• Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo.
• Estar quite com as obrigações eleitorais.
• Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino.
• Ter concluído o ensino médio ou equivalente com certificado reconhecido pelo MEC.
• Ter boa conduta social.
• Possuir carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre as categorias “B” e “E”.
FASES DO CONCURSO
O concurso é composto por XX fases, sendo elas:
• Exame de conhecimentos (Parte I e II).
• Teste de aptidão física (TAF).
• Exames de saúde.
• Exames psicológicos.
• Avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade (Investigação Social).
EXAMES DE CONHECIMENTOS
O exame de conhecimentos é composto por uma prova dividida em 2 partes, sendo:
Parte I: 60 Questões de múltipla escolha
• Língua Portuguesa e Interpretação de Texto: 20 Questões.
• Matemática: 15 Questões.
• Conhecimentos Gerais: 15 Questões.
• Noções Básicas de Informática: 5 Questões.
• Noções de Administração Pública: 5 Questões.
Parte II:
Redação na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
O exame de conhecimentos é feito em um único dia, ambas as provas são aplicadas no período de 4 horas. O candidato deve administrar o tempo para responder as questões de múltipla escolha, passar as respostas para o gabarito e desenvolver a redação.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O teste de aptidão física é composto por 4 exercícios, sendo eles:
• Flexão e extensão de cotovelos por meio de teste dinâmico de barra – para os candidatos masculinos
• Isometria na barra fixa – para candidatas femininas.
– Maior quantidade de repetições possíveis dentro do limite de 60 segundos.
• Abdominal
– Maior quantidade de repetições possíveis dentro do limite de 60 segundos.
• Corrida de 50 metros
– Correr durante 50 metros no menor tempo possível.
• Corrida de 12 minutos
– Correr durante 12 minutos a maior distância possível.
Todos os testes são feitos em um único dia designado pela PMESP, convocando os candidatos através do diário oficial. Cada exercício tem a pontuação máxima de 100 pontos, de acordo com o desempenho do candidato ele pontua de acordo com a tabela de exercícios. O candidato não deve zerar em nenhum exercício ou fazer menos de 201 pontos para não ser eliminado do concurso. O resultado do teste físico é dado ao final, se foi APTOU ou INAPTO.
EXAME MÉDICO
Os exames médicos são eliminatórios, e é realizado pela Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar (Hospital da PMESP), o candidato é submetido a exames médicos, odontológicos e toxicológicos. O candidato será avaliado por peso, altura, e a relação entre peso e altura que é calculado o Índice de Massa Corpórea (IMC) que deverá estar entre 18 e 25. Além disso o candidato é sujeito a diversas inspeções médicas, na intenção de verificar se o candidato está em condições para o exercício do cargo.
EXAMES PSICOLÓGICOS
Os Exames Psicológicos, são caráter eliminatório, e serão realizados pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar e terão o objetivo de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atribuições inerentes ao cargo de Soldado da PMESP.
Os exames psicológicos serão divididos em 2 etapas sendo:
• Psicológico coletivo: Realização de testes psicológicos com o objetivo de identificar traços da personalidade do candidato.
• Psicológico individual: Realização de um instrumento psicológico e uma entrevista individual com um psicólogo da PMESP com o objetivo de avaliar os traços da personalidade do candidato e como ele lida com elas.
Existe um perfil exigido pela PMESP, tendo ele um total de 7 características exigidas:
• Flexibilidade de conduta –Capacidade de diversificar seu comportamento, de modo adaptativo, atuando adequadamente, de acordo com as exigências de cada situação e/ou ideias em que estiver inserido.
• Grau de proatividade iniciativa e decisão – Capacidade de antecipar-se às situações e agir tomando a frente em uma determinada situação. Capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, não passiva, diante das necessidades de tarefas ou situações.
• Concienciosidade – Capacidade de agir com Competência: tendo uma atitude ativa na busca de seus objetivos; Ordem: possuindo um bom nível de organização; Senso de dever: tendo princípios éticos e valores morais; Esforço por realizações: sendo diligentes e determinados para alcançar os objetivos determinados; Autodisciplina: tendo habilidade para motivar-se a si mesmo para terminarem um trabalho.
• Relacionamento interpessoal adequado – Capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades, sentimentos e comportamentos dos outros, demonstrando boa disponibilidade para com os demais, sendo sensível às necessidades alheias, agindo com solidariedade à dor do outro. Habilidade de utilizar a assertividade, que envolve a expressão apropriada de sentimentos negativos e a defesa dos próprios direitos, devendo também apresentar habilidades de comunicação, de resolução de problemas interpessoais, de cooperação e de desempenhos nas atividades profissionais
• Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento.
• Ansiedade – Aceleração das funções orgânicas, causando agitação emocional que possa afetar a capacidade cognitiva do candidato, devido à antecipação de consequências futuras. A preocupação antecipada leva a um estado de preparação física e psicológica para defender a incolumidade pessoal contra uma possível adversidade, o que deixa o indivíduo em constante estado de alerta (fase 1 do ciclo de estresse).
• Vulnerabilidade – Capacidade para conduzir-se em situações difíceis, conseguindo lidar com situações de estresse e pressão, mantendo uma boa capacidade de distração para obter o adequado controle fisiológico do estresse. Baixa suscetibilidade aos fatores de riscos internos e externos.
E também existe o contra perfil psicológico para o soldado, sendo composto por 3 características:
• Impulsividade – Incapacidade para governar as próprias emoções, caracterizando-se pela surpresa às reações e pela tendência em reagir de forma involuntária, inesperada, intensa e brusca diante de um estímulo interno ou externo sem a possibilidade de haver prévio raciocínio sobre o fator motivante do ato impulsionado.
• Controle emocional – Habilidade do candidato para reconhecer as próprias emoções, tal como a raiva e hostilidade diante de um estímulo qualquer, antes que elas interfiram em seu comportamento, controlando-as, a fim de que sejam manifestadas de maneira adequada no meio em que estiver inserido, devendo
o candidato adaptar-se às exigências ambientais, mantendo intacta a capacidade de raciocínio e a capacidade de distração/ abstração, viabilizando o controle fisiológico do estresse.
• Controle e canalização produtiva da agressividade – Capacidade do candidato de controlar a manifestação da energia agressiva a fim de que a mesma não surja de forma inadequada em seu comportamento, tornando-o agressivo, e para que, ao mesmo tempo, possa direcioná-la à realização de atividades que sejam benéficas para si e para a sociedade, mostrando-se uma
pessoa combativa.
Critério Complementar:
• Atenção concentrada – Capacidade de selecionar uma fonte de informação (estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) entre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e consegue dirigir a sua atenção (manter o foco) para esse estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo
• Atenção difusa – Capacidade de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo para o indivíduo.
• Memória – Capacidade para memorizar sons e imagens, tornando-os disponíveis à consciência, para a lembrança imediata, a partir de um estímulo atual.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
Por fim sendo uma das últimas etapas do concurso, que tem como objetivo avaliar a vida pregressa e atual do candidato em seus aspectos social, moral, profissional e escolar. Ou seja, a PMESP irá ver o circulo de amigos do candidato, sua família, seu emprego atual e os anteriores, as pessoas que ele mora próximo e as instituições de ensino que ele já passou. Essa etapa é feita de forma sigilosa e minuciosa, na intenção de saber tudo sobre a vida do candidato e se ele tem o perfil exigido para se tornar Soldado da PMESP.
Todo o processo desde a inscrição para o concurso até a posse, pode se desenrolar entre 8 meses até 1 ano, contando com convocações para as etapas de forma esporádica, ou seja, sem data fixa no inicio do concurso, a cada etapa realizada o candidato é avisado da etapa seguinte, seguindo o calendário da PMESP de acordo com a turma do candidato na realização das fases do concurso.
Receba nosso contato !
Prefere estudar no conforto de casa? Você também pode adquirir o nosso curso 100% online! Clique aqui, e saiba mais! Possuímos quatro pacotes exclusivos, e com certeza um deles será perfeito para você! Prepare-se!
Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 95056-6691.