DESENVOLVA SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA PARA SER UM BOM POLICIAL

Prepare-se para o concurso

Saiba como trabalhar sua capacidade de liderança para o psicológico do concurso da PM e se tornar um bom policial. Saiba diferenciar está habilidade de acordo com sua função.

Um dos itens que compõem os tópicos do Exame Psicológico do concurso da polícia militar é a Capacidade de liderança do candidato. E dependendo da função que irá desenvolver também tem diferenças, pois o mesmo terá utilidades diferentes.

O QUE É CAPACIDADE DE LIDERANÇA?

Para entender como desenvolver algo em você é preciso entender muito bem o que é. E a sua capacidade de liderança nada mais é que o seu potencial em agregar forças de uma equipe. É ser proativo e ter criatividade com para tal mas sem abrir mão das críticas, pois são elas que irão manter o equilíbrio de todos. É preciso ter atitude para poder resolver as situações e problemas de forma efetiva. E para isso é necessário outra característica do perfil psicológico do edital: ter Flexibilidade Moderada. Ela permite equilibrar os seus conceitos de certo e errado com o das outras pessoas. Até porque agregando opiniões você poderá resolver problemas.

Ter capacidade de liderança ajuda a resolver conflitos de forma positiva seja na vida profissional ou pessoal, pois ela pode ser utilizada de diversas maneiras. E é exatamente por isso que ela pode te atrapalhar se você não souber usá-la.

PARA SOLDADO PM

Para o cargo de Soldado PM a capacidade de liderança é vista como algo mais pessoal, como sua capacidade de desenvolver seus limites, suas qualidades, usando-as de maneira equilibrada para resolver conflitos do cotidiano.

Existem conflitos internos que exigem muito de si mesmo e talvez sejam os mais complicados de entender e exatamente por isso mais difíceis de resolver. Esses conflitos como a auto cobrança, a pressão que nós mesmos fazemos conosco em busca de uma perfeição que é impossível. Devido ser realistas e entender nossos defeitos e saber lidar com eles, afinal, perfeição não existe.

Já os conflitos externos são aqueles que a vida nos traz como uma discussão que temos que nos posicionar, uma tarefa que devemos executar, e a forma que iremos agir e lidar com essas situações que faz diferença. E nesse ponto devemos trabalhar aspectos de nossa personalidade. Por exemplo, uma possível agressividade ou ansiedade em meio a situações do dia a dia. Imagine um policial que não sabe se controlar? Um prato cheio para uma possível desgraça e um grande problema.

Você é capaz de se controlar em situações de risco? Confia em si mesmo? Sabe lidar e aceitar opiniões contrárias às suas? Como trazer pensamentos diferentes sem fazer disso um problema nem atrapalhar seus relacionamentos? Sabe equilibrar isso na sua vida? Esse tipo de coisa que o Exame Psicotécnico da PM irá analisar e usar para avaliar sua capacidade de liderança no concurso de Soldado PM.

PARA OFICIAL PM

Já para quem concorre ao cargo de Oficial PM essa capacidade de liderança vai ser avaliada através do trabalho em equipe. Você terá que saber analisar aspectos positivos e negativos de cada integrante da equipe e entender o limite de cada um sabendo a melhor forma de estimular eles individualmente e em grupo. Você não deve obrigá-los a nada e nem exigir resultados improváveis. Deve-se conhecer muito bem cada um para saber delegar as tarefas da melhor forma e respeitando a capacidade individual de cada. Assim ninguém sai sobrecarregado e uns aprendem com os outros.

TENHA INICIATIVA E CONFIE EM SI MESMO

Para lidar com os limites dos outros é necessário saber os próprios limites. Autoconfiança e Iniciativa são características necessárias para quem quer se tornar um Oficial PM. Elas ajudam a desenvolver sua liderança. A capacidade de liderança deve começar em você, no seu dia a dia independente da corporação. Se você confiar em você mesmo terá iniciativa para resolver os problemas.

Busque se superar sempre, principalmente em situações que te bloquearam e te deixam inseguro de alguma forma. Assim você poderá atingir melhores resultados.

Veja abaixo as características exigidas no edital de Soldado PM para a Avaliação Psicológica.

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;

Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;

Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;

Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;

Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;

Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;

Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;

Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;

Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Você viu que qualquer pessoa tem a capacidade de liderar, basta compreender as atitudes individuais de si próprio e saber controlar a si mesmo. Ter controle emocional vai facilitar sua autonomia e tomada de decisões.

Mais:

AUTOMOTIVAÇÃO – UMA CHAVE PRA SE ALCANÇAR A APROVAÇÃO

PSICOLÓGICO PM – POR QUE FALTA DE CAPACIDADE DE LIDERANÇA E CONTROLE EMOCIONAL REPROVAM?

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.