ENTREVISTA PSICOLÓGICA PM – TIMIDEZ REPROVA?

Prepare-se para o concurso

Ao falar em público, você passa por dificuldades? Como, por exemplo, a sensação de o coração bater cada vez mais rápido. A sensação de secura na boca, respiração conturbada e, às vezes, aquela sensação de “deu branco” ao esquecer o que havia de ser dito? Caso sim, é possível que essas dificuldades tenham relação com a timidez. Característica essa que permeia o relacionamento interpessoal. Precisamos relembrar que o Relacionamento Interpessoal é uma característica de perfil exigida pela Polícia Militar durante a Entrevista Psicológica PM.

O relacionamento interpessoal é qualquer interação entre duas ou mais pessoas, e é um dos itens a ser avaliado na etapa do Exame durante a Entrevista Psicológico. Dentro do concurso da PM, é importante a compreensão acerca da vida do candidato, baseando-se em como são suas relações. Relacionamento interpessoal se divide em sub-grupos, tais quais: família, trabalho, íntimo e religioso/espiritual. Após a avaliação dos relacionamentos dos candidatos – que ocorre durante a Entrevista Psicológica PM podemos adentrar nesse fenômeno que permeia as relações, que é a timidez e suas consequências emocionais ao candidato.

Autoconhecimento é o primeiro passo

Mas, antes, um pequeno complemento: há a necessidade ao indivíduo de compreender em quais relações essa timidez ocorre. E se há a ansiedade como outro fenômeno atuante. Se, por exemplo, a timidez ocorre ao falar em público mediante pessoas desconhecidas, mas não ao cantar no karaokê com amigos e desconhecidos. Há um campo de relacionamento interpessoal específico onde a timidez pode ser trabalhada. Há neste exemplo um momento de autorreflexão para selecionar em qual campo de relação interpessoal a timidez atrapalha o candidato ao concurso público da PM.

Logo, é importante destacar: não há desenvolvimento pessoal sem autoconhecimento. Uma vez sabendo onde a timidez atua, o desenvolvimento pode acontecer. Continuando com o exemplo para depois falarmos na timidez, o que será que o candidato pode sentir ao falar em público? Talvez aqueles fenômenos citados no começo do texto, não é? Sim, é o que pode acontecer. Neste caso, há a ansiedade acompanhando a timidez, impossibilitando o indivíduo de agir como gostaria.

timidez-concurso-soldado-pm-policia-militar-edital-psicotecnico-2019

A ansiedade normal e clássica é aquela onde torna o futuro mais interessante que o presente. Ou seja, o indivíduo foca mais nas consequências de seus atos do que no presente, o que influencia os seus comportamentos e sua tomada de decisão. A ansiedade é uma emoção normal, pode ajudar numa série de atividades, pois desperta a atenção do indivíduo. O problema está quando essa ansiedade atrapalha o rendimento do indivíduo, como impedi-lo de falar em público e ter a performance esperada ao fazê-lo.

Lidando com a timidez

Agora, como a timidez pode ter relação com a ansiedade? Simples, para muitas pessoas, inclusive candidatos ao concurso público da PM, somente o ato de pensar em falar em público desperta a ansiedade. O que leva para a inibição de fala, ou seja, a omissão de se posicionar. A emoção gera um comportamento de defesa, nesse caso. É confortável recuar e não se permitir falar ao sentir a ansiedade. É aí que está o comportamento que cessa o desenvolvimento de um possível grande orador. Pessoa tal que consiga articular seus pensamentos e apresentar Fluência Verbal e Capacidade de Liderança. É interessante pontuar que, durante a Entrevista Psicológica PM, os itens se intercalam.

Afinal, como apurar fluência verbal se há a falta de posicionamento por parte do candidato? Se, no caso, a timidez o impede de falar sobre sua vida e relações? Não há forma. A timidez leva à omissão de fala, o que pode gerar um alívio momentâneo – pois, a sensação de ansiedade se vai -, mas, à longo prazo, acabam diminuindo o candidato.

Então, como lidar com a timidez? Depende de pessoa pra pessoa. Mas, lembrando, é importante entender onde ela ocorre primeiramente. Para que assim se torne viável desenvolver o comportamento de falar em público, embora a timidez ainda esteja presente. O foco não é eliminar a timidez, mas, sim, lidar com ela. Uma vez que, mesmo que esse fenômeno esteja presente, o indivíduo consiga comunicar-se, posicionar-se perante situações e ser assertivo. Características interpessoais importantes para o Policial Militar.

timidez-concurso-soldado-pm-policia-militar-entrevista-psicologica-2019

Comece a dar os primeiros passos para vencer a timidez

O Primeiro passo: Identificar onde a timidez ocorre. Segundo passo: atirar a primeira pedra. O que isso quer dizer? Expressar o que pensa, mesmo que o coração acelere, você transpire e sinta medo, para sentir como o corpo irá reagir. Envolve, também, descobrir até onde essa timidez pode ser atuante, ou seja, a força que ela tem.

Terceiro passo: Compreender as consequências. Nem sempre serão consequências positivas. Vez ou outra, especialmente no começo, será difícil se posicionar e falar exatamente o que queria dizer. Mas, para o desenvolvimento pessoal, tentativas bem-sucedidas e malsucedidas têm de ocorrer. Afinal, o desenvolvimento pessoal é algo dinâmico, nunca será estático: portanto, há a necessidade de acertos e erros – especialmente erros.

Conseguiu ver como a Entrevista Psicológica PM avalia mais de uma característica de perfil por vez? Quando se trata de timidez Relacionamento Interpessoal, Capacidade de Liderança e Fluência Verbal são avaliados de forma conjunta.

Já conhece o nosso curso de Desenvolvimento Pessoal? Nós do Palestra Gratuita temos um time de psicólogos prontos para trabalhar juntamente com você na sua caminhada para o aprimoramento pessoal!

E uma das melhores formas de compreendermos como superar a timidez é desenvolvendo os aspectos exigidos pelo edital psicológico da PM (junto do seu do autoconhecimento.)

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.