Exame Psicotécnico PM – Como expectativas e ansiedades podem te reprovar

Prepare-se para o concurso

O Controle Emocional é uma das características exigidas pelo Exame Psicotécnico PM. Adquirir controle emocional envolve muitas coisas de nossas vidas. Está relacionada com ansiedade, agressividade e impulsividade. Entender o que é o controle emocional é indispensável para lidar com as consequências do descontrole e os benefícios do controle.

Antes de darmos continuidade falando sobre expectativas e ansiedade, vamos olhar no índice parcial de reprovação na fase do Exame Psicotécnico PM. Edital nº 1/321/18. Vamos relembrar que se o candidato apresentar ansiedade durante o Exame Psicotécnico PM, ele será declarado NÃO-APTO.

perfil-psicologico-pm-edital-concurso-pm-psicologico-pm-psicotecnico-pm-2019-psicotecnico

Você sonha em se tornar um soldado da Polícia Militar, mas está preocupado em passar na provas escritas e todas as etapas do concurso ?

Não se preocupe mais !

Com os nossos cursos preparatórios, você estará preparado para enfrentar todas as etapas do processo seletivo e alcançar seu sonho de servir e proteger a sociedade.

Nossos cursos são ministrados por professores experientes e qualificados, que conhecem bem os editais e as exigências do concurso. Além disso, oferecemos material didático completo e atualizado, com exercícios práticos e simulados que vão ajudá-lo a se familiarizar com o concurso.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a se preparar para o seu futuro como soldado da Polícia Militar. Entre em contato agora mesmo ou conheça nossos cursos abaixo:

O controle emocional está ligado com diversas emoções

O Controle emocional está ligado também as suas expectativas, que se relaciona com a ansiedade. Quando falamos sobre ansiedade devemos nos atentar aos detalhes que ela traz para sua vida. A ansiedade é um estado onde o indivíduo foca sua atenção no futuro e nas suas consequências. O que pode gerar falta de atenção e dificuldades no atual momento da vida do candidato. Podemos chamar esse estado de expectativa ansiosa.

A expectativa é um pensamento que pode ser esperançoso, preocupante ou aflitivo quanto ao futuro. Geralmente, para aqueles em estado de ansiedade elevada, as expectativas são negativas. Como momentos de frustração, dor e desamparo. Por exemplo, referente ao concurso, podemos pensar em vários candidatos que pensam sobre a fase do Exame Psicotécnico PM:

“Se eu for eu mesmo, irei reprovar” ou “Se tal coisa acontecer, significa que eu não sou bom o suficiente” onde é notáveis a expectativa negativa de um futuro aversivo e a falta de confiança em si mesmo. Esse pensamento é presente durante os estados de ansiedade. Onde a taquicardia, a sudorese e os músculos tensionados são sintomas costumeiramente presentes.

A criação de expectativa é algo comum a todos nós. Porque frequentemente estabelecemos metas de onde queremos estar futuramente. Isso tanto no campo profissional quanto pessoal. No caso do indivíduo que passa pelo estado de ansiedade elevada, a expectativa pode ser tamanha que o impossibilita de focar no presente, o inibindo de agir como gostaria. Estamos tratando de uma inibição de liberdade, devido à expectativa que acompanha a ansiedade. Em termos referentes ao Exame Psicotécnico PM vemos como o controle emocional pode ser atuante no campo de relacionamento interpessoal e capacidade de liderança.

Portanto entender qual a emoção que você está sentindo no momento, e aprender a lidar com ela, pode fazer toda diferença para que você alcance a vaga no Concurso da Polícia Militar.

Ansiedade pode atrapalhar sua capacidade de liderança

Para esclarecer, um exemplo remetente ao campo de trabalho do relacionamento interpessoal: Ao temer ser demitido (expectativa), o empregado não trouxe ao chefe a necessidade de ter que faltar ao trabalho devido a uma necessidade familiar. Portanto, o indivíduo se vê no presente, sem possibilidades de atuar, por temer uma possibilidade no futuro pode nem existir. É somente uma expectativa negativa. Neste exemplo, podemos identificar que o empregado deixou de expressar sua tomada de decisão. O que interfere na capacidade de liderança, item exigido pelo Exame Psicotécnico PM.

Como, então, podemos desenvolver essa característica e lidar com as expectativas e os estados de ansiedade? Podemos, primeiramente, identificar quais expectativas temos sobre o nosso futuro. Será que temos mais expectativas positivas do que expectativas negativas quanto ao futuro? Notem, são questionamentos pessoais. Cada um pode imaginar o futuro de forma diferente, ou seja, única. O importante é pontuar quais são as expectativas pessoais: o que esperamos do futuro, daqui há 5 ou 10 anos?

Depois de refletir, entramos em contato com o efeito que o futuro nos causa. Geralmente, a ansiedade permeia essa reflexão, porque há a consideração da seguinte ideia: “Ok, e se eu não conseguir concluir as expectativas nesses 10 anos?” e a dor de cabeça começa. O presente fica distante devido à ameaça do futuro frustrado. Entretanto, é por meio desse contexto que podemos aprender a lidar com a expectativa.

Enxergar além das decepções

Ao compreender que as expectativas positivas podem não acontecer, a pergunta que aparece é: “O que será de mim caso eu não consiga ser Oficial em 3 anos? O que será de mim se eu não passar no concurso pela segunda vez?” e, nesse momento, é importante começar a desenvolver a ideia de que você ainda estará vivo e que não tem nada de pior que poderá acontecer. Embora com as expectativas frustradas, há um futuro enorme pela frente. Um futuro de novos planejamentos, expectativas, objetivos e tentativas!

Quando compreendemos que embora tudo dê errado, ainda estaremos vivos e ativos perante a vida. A ansiedade tende a diminuir, o que provavelmente resultará em menos cobrança e automaticamente menos ansiedade. Caso a reprovação aconteça as frustrações quanto à reprovação do concurso da PM tornam-se aceitáveis. Ou seja, momentos que conseguimos compreender e tirar aprendizados para o prosseguimento da vida.

A compreensão da expectativa frustrada nos permite uma visão de resiliência frente às frustrações da vida e dos objetivos que traçamos. Permite uma autocrítica referente à situação de frustração. Podemos utilizar, como exemplo, a situação de reprovação no TAF, onde a expectativa era passar no TAF. Ou o NÃO-APTO no Exame Psicotécnico PM.

Como a autocrítica entra nesse momento de frustração? No seguinte pensamento: “Será que eu poderia ter treinado mais? Ou mudado a minha dieta? O que posso fazer para a próxima tentativa?” Nós temos neste exemplo uma demonstração de resiliência e o poder de lidar com a expectativa frustrada.

Usando a resiliência contra o descontrole emocional

Levando tudo em consideração, ao conceber a ideia de que as expectativas podem gerar pensamentos disfuncionais, ou seja, pensamentos negativos causando um estado de ansiedade elevada. Entretanto esses pensamentos podem ser questionados, podemos pensar: “E se o pior acontecer? Caso eu me frustre? Como poderia sair desta situação?” São situações de um futuro que não conhecemos, onde não conseguimos atuar. No entanto, conceber a ideia de que a frustração da expectativa pode acontecer, nos permite desenvolver a resiliência e buscar por novas estratégias (no presente!) de como lidar com a frustração.

Dessa forma, a ansiedade, aos poucos, vai diminuindo quando percebemos mesmo eu não sendo perfeito posso buscar recursos para melhorar. Pois, podemos ir além da frustração da expectativa e, a partir dela, elaborar novos planos, estratégias e desenvolvimento pessoal para o Exame Psicotécnico PM.

Não está conseguindo lidar com suas expectativas? Tem dúvidas ainda sobre como diminuir sua ansiedade? Confira o nosso curso de Desenvolvimento Pessoal, contamos com um time de psicólogos que estão aptos a te ajudar na sua caminhada!

Vamos deixar aqui também o Perfil Psicológico exigido pelo Edital PM, assim você sempre lembrará o que é exigido!

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Não perca mais tempo prepare-se para Psicológico da PM conheça nossos cursos para carreiras policias !

Receba nosso contato !

Veja também:

Psicotécnico PM | Ansiedade

Tudo que você precisa saber sobre o Exame Psicológico da PM

Isolamento social pode influenciar nos testes psicológico na PM

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.