PSICOLÓGICO PM – DESENVOLVIMENTO PESSOAL IMPORTA PARA A POLÍCIA MILITAR?

Prepare-se para o concurso

Por que o desenvolvimento pessoal é tão importante? Na verdade, muitos candidatos pensam que usar fórmulas prontas, ter scripts e roteiros, todas as respostas para todas as perguntas (como o Google) é a solução para ir bem na Fase do Psicológico PM. Quando na verdade suas buscas por respostas fáceis os aproximam do inapto.

O que a PM busca em seus candidatos é sinceridade. Humanidade. Existe a consciência de que você, futuro policial, também é um ser humano. E baseado nisso é compreensível que você tenha defeitos, qualidades, medos, frustrações. E assuntos que você nunca tenha pensado sobre. Mas existe uma coisa que você não pode não conhecer: Você mesmo!

DESENVOLVIMENTO PESSOAL NA FASE DO PSICOLÓGICO PM

Pensando assim, buscar seu desenvolvimento pessoal se torna uma ferramenta importante para quem se propõe a ser um policial militar. Não apenas para passar no concurso, mas para saber lidar com situações inesperadas ou difíceis durante seu trabalho! O que é esse desenvolvimento pessoal, então?

Desenvolvimento pessoal requer, primeiramente, que você consiga olhar pra você mesmo como você é. Não como os outros esperam que você seja ou como você gostaria de ser. Mas quem você é hoje, com sinceridade e realismo. Nada de se erguer a um patamar inexistente ou se rebaixar, ignorando suas potencialidades. Esse processo pode ser um pouco complicado no início, por isso buscar ajuda pode ajudar a manter os pés no chão e iluminar caminhos que você talvez tenha dificuldade em encontrar. Mas assim que você começar a descobrir quem você é, se torna mais fácil saber o que você pode trabalhar nesse momento.

fase do psicológico pm-desenvolvimento-pessoal-policia-militar-concurso-soldado-pm

TUDO LEVA TEMPO

Esse desenvolvimento não acontece do dia para a noite, então é importante saber que você sempre estará em processo de evolução, e que vai necessitar de tempo para se conhecer. Para compreender melhor com o que está lutando e para poder se aperfeiçoar no que precisa. Mas não se preocupe, considere esse tempo como um dos maiores investimentos que você poderia fazer a você mesmo, sua saúde e seus relacionamentos.

Será seu autoconhecimento que te levará à posse. Então, não deixe pra amanhã o que você pode mudar hoje. Vá atrás de seus sonhos, vá atrás de seu conhecimento, e dá uma olhada em como nossos planos podem te ajudar nesse processo!

Vamos dar uma olhada nas estatísticas dos candidatos APTOS e NÃO-APTOS do concurso de Soldado PM, Edital n° 1/321/18. Mais da metade dos candidatos foram avaliados como NÃO-APTOS, isso por diversos motivos. Analisando o Edital vemos que 56% dos candidatos foram eliminados por diversos motivos, podemos falar que o não desenvolvimento pessoal pode ser um desses motivos. Confira:

psicologico-pm-soldado-pm-concurso-pm-edital-perfil-psicologico-apto-nao-apto

Não podemos também esquecer do que é exigido pelo Edital do Concurso Soldado PM.

Aqui embaixo vamos deixar a lista de características exigidas durante a Fase do Psicológico PM para concurso de Soldado. Assim os candidatos podem se atentar ao que é cobrado pelo Edital PM.

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.