Acordo para reajuste salarial da Polícia Penal Federal é assinado pelo Governo. Aumento será de aproximadamente 60% e negociação prevê regulamentação da carreira.
Após uma série de reuniões entre o Ministério da Gestão e Inovação e da categoria foi assinado o auumento do salário da Polícia Penal Federal pelo Governo e ainda existe uma negociação para regulamentação da carreira em projeto que será enviado para o Congresso, segundo o Ministério da Gestão e Inovação.
O aumento do topo da carreira subirá de R$ 13 mil para R$ 20 mil. Mas ainda não foi divulgado o reajuste de outras faixas nem a partir de quando começará a valer o aumento.
A Polícia Penal Federal surgiu após uma emenda constitucional ser promulgada, em 2019, igualando os agentes penitenciários às outras polícias. Ao todo existem 5 penitenciárias federais no país com mais de 1,5 mil servidores.
PLANO DE CARREIRA
Quanto à regulamentação do plano de carreira da Polícia Penal Federal, no qual será enviado um projeto de lei ao Congresso, o Ministério da Gestão e Inovação não informou quando o texto será encaminhado ao Congresso.
De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Penais (FENASPPEN) o projeto de lei irá melhorar a tabela de salário e colocar Nível Superior como critério para a carreira.
Para Renan Fonseca, presidente do Sindicato das Polícias Penais Federais de Mato Grosso do Sul, essa negociação é um avanço para a categoria.
“Creio que hoje conseguimos avançar na conversa com a ministra [da Gestão, Esther Dweck]. Sabemos que ainda não é o ideal diante das perdas, mas optamos aceitar o proposto para avançar. Quero deixar claro que estamos em estado de alerta e vamos acompanhar o andamento da proposta da regulamentação”, avaliou ele.
Em 2023, a Polícia Penal Federal havia ficado de fora do reajuste salarial, após a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal receberem aumento. Com isso houve protestos e integrantes da corporação intensificaram o pleito.
Mais: