No tema de hoje iremos falar sobre habilidades comportamentais de personalidade dentro do perfil exigido pela PM.
Nós da psicologia assim como na fase do PSICOLÓGICO DA PM, procuramos organizar as pessoas com maneiras de pensar, sentir e agir de forma igualitária.
Isso faz que formarmos grupos de pessoas que defendem ideais e nos ajuda a definir padrões comportamentais específicos para cada área das relações humanas.
Cada cultura tem sua forma de separar tais habilidades comportamentais, diferenciando suas formas de separar e categorizar cada uma delas. Fazemos isso desde do tempo da Grécia antiga, porém no início do séc. XVIII com os frenologistas essa classificação foi se aprimorando.
Você sonha em se tornar um soldado da Polícia Militar, mas está preocupado em passar na provas escritas e todas as etapas do concurso ?
Não se preocupe mais !
Com os nossos cursos preparatórios, você estará preparado para enfrentar todas as etapas do processo seletivo e alcançar seu sonho de servir e proteger a sociedade.
Nossos cursos são ministrados por professores experientes e qualificados, que conhecem bem os editais e as exigências do concurso. Além disso, oferecemos material didático completo e atualizado, com exercícios práticos e simulados que vão ajudá-lo a se familiarizar com o concurso.
Não perca mais tempo e comece agora mesmo a se preparar para o seu futuro como soldado da Polícia Militar. Entre em contato agora mesmo ou conheça nossos cursos abaixo:
Essa busca constante de aperfeiçoamento era para que possamos ter formas de buscar por grupo de personalidades.
E é desta forma como funciona o psicológico pm.
Através de teste psicológicos, onde se é baseado em confiabilidade e validade, portanto um teste aplicado na fase do PSICOLÓGICO DA PM precisa se mostrar confiável.
Portanto, pode ser aplicados para várias pessoas e mostrar resultados iguais para o item que está sendo procurado ou para grupos de pessoas.
Por exemplo, preciso de um grupo de pessoas que saibam lidar com o stress, portanto os testes psicológicos na PM irão avaliar o candidato ajudando o psicólogo PM a selecionar esse grupo distinto.
Também os testes precisam se mostrar que são capazes de medir o comportamento que está sendo proposto de preferência de uma maneira que possa ser preterido, portanto o seu resultado consiga produzir afirmações futuras sobre suas emoções e comportamentos no seu dia a dia.
Receba nosso contato !
Seguindo esta lógica, alguns testes psicológicos utilizam como base o modelo chamado BIG FIVE “As Cinco Grandes”. Esse modelo classifica as personalidades entre:
Extroversão.
Conscienciosidade.
Neuroticismo.
Agradabilidade.
Abertura para novas experiências.
Baseadas nesses fatores e como funciona o PSICOLÓGICO DA PM, e qualquer tipo de seleção de emprego, pois possibilita ao psicólogo.
ter uma breve compreensão da personalidade do indivíduo.
seu comportamento sinônimos de atitudes e forma de lidar com as diversidades de cada fase que irá se passar.
COMO HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DA MINHA PERSONALIDADE SERÁ AVALIADA NO PSICOLÓGICO DA PM
É muito importante entender como cada item pode auxiliar ou prejudicar na conquista do perfil buscado pela PM.
Agora iremos explicar o que é cada item e como ele auxilia no embasamento feito pelo psicólogo na PM e desta forma compreendendo como funciona o PSICOLÓGICO DA PM.
Iremos começar falando da extroversão, item muitas vezes imaginado que tem haver somente se uma pessoa é tímida ou não, porém esse item tem mais haver de como você se sente confortável com o contato social, e o quanto você busca companhias e se estimula a buscar nova experiências a respeito do seu meio social nas suas habilidades comportamentais, portanto, esse item tem relação direta ao perfil exigido pela PM Relacionamento Interpessoal mediano.
Já quando falamos da Conscienciosidade se refere a sua autodisciplina o quanto você consegue se organizar com suas tarefas diárias e consegue respeitar a disciplina e a ordem.
Este item conversa diretamente aos itens Capacidade de Liderança e Relacionamento Intrapessoal, mostra se você consegue confiar em si mesmo e nas suas ações.
Quando falamos em Neuroticismo é a forma de classificar e avaliar nossa capacidade de controlar nossas emoções diante situações de estresse ou perigo, mantendo intacta nossa capacidade de raciocínio para lidar diante desses episódios.
Por se tratar de um item aos quais vocês futuros soldados estarão sujeitos diariamente à buscar esse controle é fundamental que este item seja relacionado aos itens da etapa do PSICOLÓGICO DA PM, Resiliência moderada, e aos itens de contra perfil bem ansiedade, agressividade e impulsividade bem canalizados, como também Sinais Fóbicos e Sinais disrrítmicos ausentes.
No item agradabilidade classifica o quanto você se preocupa com o bem estar dos outros, assim como o quanto você consegue respeitar e cooperar com mais pessoas.
Item que tanto pode ser compreendido dentro do perfil buscado pela PM em Relacionamento interpessoal quando se investiga a empatia e a assertividade.
E por último a abertura a novas experiências que se trata do quanto você pode ser uma pessoa flexível, o quanto está aberto a vivenciar experiências diferentes, o quanto você se adequar a novos conceitos e o quanto usa sua criatividade para aprender e desempenhar atividades.
Este item está relacionado dentro do perfil exigido pela PM em Flexibilidade de Conduta.
Dentre todos esses itens, o item que tem mais relação ao desempenho profissional e ao perfil buscado pela PM, é a Conscienciosidade, por se relacionar com a capacidade de confiança que o indivíduo tem nele mesmo, assim confiando em seu potencial para fazer determinada coisa.
A combinação de três itens, que são muitos importantes exigidos dentro da fase do psicológico PM e o baixo Neuroticismo, que corresponde ter controle emocional diante de situações de stress como também possuir media extroversão e media agradabilidade irão favorecer o candidato que busca ter o perfil buscado pela PM.
Portanto, como temos padrões de personalidade nas habilidades comportamentais, é preciso serem feitos ajustes em nossos padrões de pensamentos, e consequentemente irá haver padrões de comportamento, visto que, esses padrões são adquiridos ao longo de nossas vidas.
Forçar agir de outra maneira não significa que conseguiremos mudar a nossa personalidade.
Pesquisas mostram que a nossa personalidade pode ser aprimorada, com bastante dedicação e disciplina e autocontrole podemos adquirir ou melhorar o perfil exigido pela PM em nós.
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
- Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza às solicitações psíquicas e ou emocionais.