Para você que quer fazer parte da Aeronáutica Brasileira as inscrições para o Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria estão abertas. O prazo de inscrição para o Concurso da Aeronáutica está aberto até o dia 26 de março. Há exigências específicas para a posse do cargo, o concurso será dividido em 5 etapas e está aberto para todo o país, mas as provas ocorrerão em lugares pré-estabelecidos.
As inscrições para o concurso da Aeronáutica estão abertas desde o dia 06 de março e se estenderá até o dia 26 do mesmo mês. As exigências para a inscrição não se diferem muito de outros concursos, é necessário
- Ser brasileiro
- Ter concluído o Ensino Médio
- Ser maior de 17 anos
- Estar quite com a obrigação eleitoral
- Estar em dia com suas obrigações no serviço militar
Existem algumas outras exigências mais especificas em relação ao serviço militar e quitação com a justiça brasileira, você pode conferir todas elas no Edital no final desse texto, a partir da página 35 (cláusula 07).
ETAPAS DO CONCURSO
O concurso da Aeronáutica será dividido em 5 etapas que irão avaliar o conhecimento do candidato, a saúde e aptidão física, capacidade psicológica, validação dos documentos apresentados e para os candidatos que optarem pelo ingresso através do sistema de cotas ainda há a fase de Heteroindetificação Complementar.
4 ETAPAS DO EXAME
4.1 ETAPAS
4.1.1 Este Exame será constituído das seguintes etapas:
-
a) Provas Escritas;
-
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
-
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
-
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
-
e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
-
f) Validação Documental.
A fase de Heteroindetificação Complementar serve para confirmar a autodeclaração do candidato mediante a heteroindetificação (hétero= diferente / identificação= com alguém te enxerga) que serve para evitar que candidatos ocupem vagas que não foram destinadas a ele.
Prova Escrita
A Fase Escrita será composta de 64 questões de múltipla escolha (com 4 alternativas cada), sendo dividida em
- 16 questões de Língua Portuguesa;
- 16 questões de Física;
- 16 questões de Matemática;
- 16 questões de Língua Inglesa;
A prova também possui uma redação. Valendo 10 pontos e deverá ser escrita em texto dissertativo-argumentativo, em prosa. O tema será sobre atualidades e deverá conter no mínimo 100 palavras e com letra legível.
Vagas
Ao todo a Aeronáutica está oferecendo 70 vagas, sendo
- 25 (vinte e cinco) vagas para matrícula no CFOAV (aviador) 2020 – destinadas aos candidatos (ambos os sexos).
- 15 (quinze) vagas para matrícula no CFOINF (infantaria) 2020 – destinadas aos candidatos (sexo masculino).
- 30 (trinta) vagas para matrícula no CFOINT (intendente) 2020 – destinadas aos candidatos (ambos os sexos).
Cidades de realização do Exame
O Exame será realizado em locais pré-estabelecidos e em cidades especificas do país, confira abaixo a lista de cidades que ofereceram o exame
Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
Você pode realizar a inscrição pelo site oficial da Academia da Força Aérea e acessar o edital do concurso clicando aqui.