Ser iniciante estudando para concurso pode parecer uma tarefa muito difícil, porém com certa organização e dedicação é possível atingir os primeiros passos.
Quando se é iniciante estudando para concurso ou em qualquer atividade tudo parece ser grandioso demais para nós. Sempre buscamos por uma quantidade de conteúdos, materiais didáticos e exercícios, mas por algum motivo parece que nunca conseguimos realizar nada com êxito e uma sensação de estar se afogando com tanta matéria que surge. Calma, eu vou ajudar você!
MELHORE SEUS HÁBITOS ESTUDANDO PARA O CONCURSO
A maioria dos estudantes de concurso criou um senso comum de que é necessário buscar por assuntos mais aprofundados, pois assim estará à frente dos outros em questão de preparo. Assumir essa estratégia não está errado, mas para isso é de suma importância que haja uma base na sustentação do conhecimento. Portanto, antes de qualquer coisa, foque em conteúdos básicos a fim de se familiarizar com o hábito dos estudos. Além disso, não se pode simplesmente pegar alguma matéria aleatória e começar a estudá-la sem algum planejamento prévio, caso contrário, a escolha poderá ser pautada por uma preferência e não por necessidade, visto que todos nós possuímos assuntos com os quais nos identificamos mais.
É muito importante ter em mente que a base para realizar qualquer prática é a organização. Procure criar um cronograma de estudos cujas matérias estejam perfeitamente equilibradas, e isso não significa que você deva estudar para concurso durante horas seguidas, mas com ponderação e respeitando seus próprios limites.
Após a confecção do seu guia, busque por livros e vídeo aulas e sempre faça anotações sobre os temas, lembre-se de treinar sempre através de exercícios. Entenda que apesar de estudar, haverá dias nos quais a absorção de conteúdo estará um pouco mais difícil devido a você ser iniciante nos estudos para concurso, e pode ser que a quantidade de acertos caia, mas não se desespere porque tudo faz parte de um processo que agregará ainda mais experiência no seu desenvolvimento pessoal.
Outro passo essencial é estar informado sobre como a banca do seu concurso atua, assim a chance de surpresas diminui. Essa busca pode ser feita na internet ou conversando com pessoas que já realizaram a prova e conhecem o processo.
Por fim, tenha o hábito de se manter motivado e crie percepções realistas, porém positivas sobre o desafio que você vai enfrentar. Pois, estudar é mais simples quando se tem uma rotina adequada e eficiente, por isso, tenha constância. O combustível para tudo isso é a manutenção de uma motivação diária.