Letícia de Brito, a nova soldado da PM, se destacou como a primeira colocada entre mais de 1.100 formandos.
Na carreira desafiadora de policial militar, que requer bravura e resistência, ser mulher e policial é motivo de grande orgulho. A soldado Letícia de Brito, que se graduou na última sexta-feira (14), alcançou a maior nota entre mais de 1.100 formandos da Polícia Militar.
Motivada pela família, ela escolheu servir em Limeira, interior de São Paulo. A formatura, realizada na Escola Superior de Soldados, contou com autoridades e destacou o papel crucial da Polícia Militar no combate ao crime.
Letícia nunca duvidou de sua competência ou da de suas colegas. “Nós, mulheres, somos tão capazes quanto os homens. Temos dedicação e muita habilidade para superar desafios. O segredo é acreditar. Se é um sonho, devemos persegui-lo”, declarou a soldado.
A cerimônia de formatura ocorreu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, zona norte de São Paulo, e contou com a presença de autoridades como o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
A mãe de Letícia ficou emocionada ao ouvir o nome da filha como a primeira colocada da turma. “É uma grande conquista. Espero que ela inspire outras mulheres que desejam ingressar na polícia”, afirmou.
A motivação de Letícia, de 26 anos, para se dedicar e se destacar foi sua família. Ela explica que os primeiros colocados podem escolher o batalhão e a região onde irão trabalhar, caso haja vagas. Por isso, escolheu permanecer em Limeira, no interior do estado, perto de sua família.
Durante a formatura, o secretário da Segurança Pública ressaltou o papel crucial da Polícia Militar no combate ao crime organizado. Com o novo contingente, espera-se fortalecer ainda mais a luta contra a criminalidade.
“A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros de São Paulo não são apenas exemplos para o país, mas também a última linha de defesa contra o crime organizado”, destacou.
Atualmente, estão em andamento três concursos para preencher 8.100 vagas para soldados PM de 2ª classe em São Paulo. Este mês, a PM iniciou a seleção de 200 novos alunos-oficiais.
As academias de formação da PM têm hoje 2.900 futuros soldados e 649 alunos-oficiais. Em dezembro de 2023, o Governo do Estado autorizou a abertura de mais 2.700 vagas para soldados PM de 2ª classe, com o edital do concurso previsto para os próximos meses.
No final do ano passado, 909 novos policiais militares se formaram na turma “Soldado PM Patrick Bastos Reis”, sendo distribuídos entre batalhões da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Corpo de Bombeiros.
Mais:
ENTENDA PORQUE É INCONSTITUCIONAL LIMITE DE IDADE PARA MULHERES EM CONCURSOS
PRIMEIRAS MULHERES NO CURSO DE FUZILEIROS NAVAIS CHEGAM À MARINHA