Saiu dia 14 de março (sábado) no Diário Oficial do Estado de São Paulo a designação da Nova Banca CFO. Segundo o Diário Oficial foi escolhida como banca organizadora do concurso de Aluno Oficial PM do Estado de São Paulo a FGV – Fundação Getúlio Vargas.
No último concurso de Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo a banca organizadora foi a VUNESP, responsável também pelo concurso de Soldado PM. E como de costume os concursos anteriores também foram organizados pela VUNESP.
SOBRE A FGV NOVA BANCA CFO
A Fundação Getúlio Vargas, mas conhecida como FGV, Nova Banca CFO foi criada em 1944, ou seja, tem 76 anos de existência, e a criação dela deu-se com objetivo de organizar e planejamento da administração no Brasil. A princípio, a instituição limitava-se a capacitar profissionais para a administração pública, mas devido à sua excelência, passou a atuar também nas áreas econômicas e das ciências sociais, além de se tornar referência em campos de pesquisa e informação.
A própria FGV Nova Banca CFO contrata a VUNESP para elaborar a prova da própria FGV. Desde 2017 a FGV, a VUNESP e a CESGRANRIO organizam o ENEM e são responsáveis pela aplicação e correção da prova.
A FGV tem um banco de dados de questões, eles colocam as questões em um sistema, é o sistema que embaralha, sistema que fica somente em 1 computador e não tem controle sobre as questões que são escolhidas, o que torna mais difícil encontrar um padrão nas questões de provas aplicadas pela banca.
- Trabalha na organização de provas das mais diversas áreas, possui maior atuação naquelas de âmbito federal e estadual.
- A FGV que é a Nova Banca CFO é conhecida por não ter um modelo padrão, podendo haver diferenças em suas provas de acordo com o órgão solicitante do concurso.
- A instituição é responsável pela elaboração do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e vem se destacando em certames para tribunais.
- Pelo menos metade das questões de Língua Portuguesa versa sobre interpretação de texto. A banca costuma ir além da gramática e exige atenção dos alunos.
- Os enunciados costumam ser longos e cansativos. Nos enunciados encontramos textos bem trabalhados e com vocabulário repleto de linguagem metafórica.
- FGV pode variar muito o conteúdo cobrado e não costuma repetir questões na mesma prova de forma diferente, portanto, é preciso estudar todo o conteúdo cobrado no edital e focar em exercícios variados por meio de provas anteriores da banca.
- A banca FGV é considerada uma das mais difíceis e imprevisíveis do país.
- A FGV no vestibular de Graduação Economia do 1° semestre de 2017 com prova realizada em 20 de novembro de 2016, a FGV contratou a própria VUNESP para realizar esse vestibular.
- Em concursos que têm provas dissertativas, a banca FGV mantém um padrão de até quatro questões por exame, com limite de 60 linhas para cada uma das respostas.
- Para a FGV, embora importante, o estudo apenas da letra da lei não é o suficiente. O candidato deve ampliar seus estudos lendo também as principais súmulas, sempre voltando para a resolução de casos práticos.
- As provas objetivas, em regra, possuem cinco alternativas de resposta (das letras A até E), das quais apenas uma está correta.
Enfim, são milhões de fatores que compõem a Nova Banca CFO da Policia Militar do Estado de São Paulo. Mas cabe ao candidato entender o que cada banca exige e como exige para que consiga responder da melhor maneira possível a prova objetiva.
CONCURSOS QUE A FGV REALIZA
- IBGE
- OAB (Todas as provas dos 26 estados + Distrito Federal)
- Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
- Tribunal de Justiça do Ceará
- Tribunal de Justiça de Santa Catarina
- Ministério Público do Rio de Janeiro
- Câmara Municipal de Salvador
- Câmara Municipal de Aracaju
- Defensoria pública do Rio de Janeiro
- Assembleia Legislativa de Rondônia
COMPARAÇÃO DE QUESTÕES
Tendo em vista o conhecimento do candidato, fizemos um comparativo de questões das duas bancas FGV e VUNESP, a partir do mesmo assunto exigido nas duas provas.
HISTÓRIA TEMA DA QUESTÃO: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
GEOGRAFIA TEMA DA QUESTÃO: DEMOGRAFIA
MATEMÁTICA TEMA DA QUESTÃO: LOGARÍTIMO
A prova tornou-se um pouco mais difícil, mas… para quem REALMENTE NÃO ESTA FOCADO
Com essa Nova Banca CFO a prova esta bem direcionada, mais clara, e mais técnica, e fica mais fácil como entender o conteúdo exigido, pois o tópico da FGV é mais específico e o candidato precisa seguir o que esta no edital, já a VUNESP é mais abrangente, não especificando e o candidato tem que estudar tudo que acha que vai cair.
Quem vai passar nessa prova? O candidato mais preparado!!
E sobre preparação o Curso Palestra Gratuita entende.
Candidato preparado é candidato APROVADO!!!!!
Assista o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas referente a Nova Banca CFO FGV.