Que o processo de ingresso dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo é concorrido todos já sabem. Por isso, quando o candidato chega na Fase da Investigação Social PM é comum que fique com dúvidas do que pode reprovar. Confira agora o que pode reprovar candidatos durante a Fase de Investigação Social no concurso público de Soldado.
O que é a Investigação Social?
É comum que os candidatos questionem se o trabalho feito pela IS PM seja realmente necessário. E a resposta é: SIM, é totalmente necessário. Não podemos nos esquecer que a função de um Policial é respeitada e estimada pela sociedade. Um Policial exerce autoridade e segurança para a população. É a representação da Lei. Por isso, o indivíduo que irá exercer precisa ter tido um histórico de boa conduta, por onde quer que tenha passado.
Quem realiza a Investigação Social?
A Investigação Social PM é feita por investigadores da Polícia Militar – chamados de P2. Os investigadores, por possuírem um trabalho sigiloso, nunca atuam fardados. Usam trajes comuns e realizam a investigação indo até os locais necessários e conferindo as informações que você declarou no Formulário de Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade são verdadeiras.
O que pode reprovar na Investigação Social?
Durante essa Fase os candidatos buscam todo o tipo de informação com receio de reprovarem. Então o Departamento Jurídico do Curso Palestra Gratuita reuniu os motivos que podem reprovar qualquer candidato durante a Investigação.
-
Autor de infração penal de menor potencial ofensivo.
A lei nº 11.313 considera infrações penais de menor potencial ofensivo qualquer ato que gere uma pena judicial de no máximo dois anos de prisão.
-
Relação de amizade com indivíduos envolvidos em práticas delituosas.
A Polícia Militar entende que se você tem amizades ou qualquer tipo de envolvimento com pessoas que tem práticas delituosas você concorda e é conveniente com esses atos. Você tem a opção de se afastar dessa pessoa, e por não fazer isso você deve concordar com as práticas.
-
Comportamento que vá contra a moral e os bons costumes da PM.
-
Infringir o código de trânsito.
O Edital exige que o candidato tenha CNH classe B, por isso durante a Investigação Social PM o candidato tiver CNH cassada, suspensa por mais de uma vez ou que infrinja os códigos de trânsito frequentemente provavelmente será reprovado.
-
Frequentador de local incompatível.
A polícia militar entende por local incompatível lugares onde pessoas que infrinjam leis costumam frequentar; lugares onde ocorra tráfico; ou crimes contra o pudor como prostituição e coisas dessa natureza.
-
Demitido por justa causa.
Não podemos nos esquecer que ser policial é um emprego. A Polícia Militar não quer alguém que tenha sido demitido por justa causa – pois entende-se que a demissão por justa causa aconteceu por mal comportamento/prestação de serviço entre outros motivos similares.
-
Inadimplente em compromissos financeiros (nome sujo)
-
Omissão
Omissão é tudo o que todos a sua volta sabiam e você não relatou. Durante a Investigação os P2 entram em contato com familiares, amigos, vizinhança e pessoas com qual você já trabalhou. Então se eles relatarem algo que você não relatou você pode ser reprovado.
Ex: Você preencheu a Ficha da IS e disse que não tem contatos com pessoas que usam entorpecentes. Mas durante a investigação seus vizinhos relataram que você tem amizade com usuários de droga. A sua omissão pode te reprovar.
Confira também os Documentos necessários para entregar na Fase de Documentos e Títulos que ocorre ao mesmo tempo que a Investigação Social PM.
Existem outros casos que podem levar o candidato a ser reprovado. Entre em contato com nosso Departamento de IS, nossa equipe irá te orientar sobre como proceder durante a Investigação Social PM.