Aos olhos da banca examinadora da Policia Militar, exige-se do Perfil Psicológico do PM 2° Classe, primeiramente: Definir o que seria a capacidade de liderança.
Sabe-se que tal capacidade seria a habilidade de um indivíduo agir dentro do ambiente no qual está inserido, ser capaz de controlar suas atitudes, formas de agir e emoções (seja sob pressão ou em outras circunstâncias).
Logo, a qualidade de liderança, no meio psicológico da PM, não é algo exatamente direcionado num conceito entre equipes, mas sim, individual quanto ao autocontrole, ou seja, autonomia, positivismo, independência, etc…
Tudo o que um indivíduo precisa apresentar quanto á atitudes que resultariam em força para manter a ordem, tudo muito bem claro e de acordo com os valores e contratos da Corporação Militar, ou seja, fatores que fazem a diferença para um Soldado Policial Militar:
A AUTONOMIA:
“Capacidade de governar-se pelos próprios meios”.
Ou seja, exercer a habilidade de decidir o que é o certo ou errado a se fazer, utilizando-se de seu próprio raciocínio e conhecimento adquirido ao longo da vida. Para um Perfil Psicológico da PM, é ser responsável e assertivo pelas atitudes que há de tomar, e encarar a consequências.
A INDEPENDÊNCIA:
“Caráter daquilo ou daquele que não se deixa influenciar”.
Tomar decisões pessoais e individuais, de forma assertiva, portanto, para o Perfil Psicológico da PM: Conseguir agir, atuar, e reger suas próprias maneiras. É uma atitude que depende da liberdade de raciocínio do individuo de conseguir atuar nos contextos em que ele estiver inserido.
O AUTOCONTROLE:
“Capacidade de controlar ou de ter o domínio sobre seus próprios impulsos e emoções; controle sobre si mesmo”.
O autocontrole compreende-se como a habilidade de gerenciamento e controle de uma pessoa sob si mesma. Tal fator exige que o individuo responsabilize-se pelas tomadas de decisão diante dos problemas ou questões a serem solucionadas, a depender do ambiente e contexto em que se encontrará. Em outras palavras, para o Perfil Psicológico da PM, é a capacidade de controlar emoções e agir de maneira racional e lógica, com objetivo de solucionar uma eventualidade que possa lhe parecer trabalhosa ou hostil.
A AUTOCRITICA:
“Criticar a si mesmo, de seus trabalhos, obras ou atitudes”.
É uma característica que exige do individuo o levantamento de críticas, quanto aos seus atos. Para o Perfil Psicológico da PM isso é extremamente importante, pois é necessário para que se mantenha boa conduta profissional no decorrer da atividade do policial. Conseguir ser autocrítico quando a ação desencadeia é extremamente importante para o Fator Psicológico da PM.
Como você viu aqui, todo ser humano tem a capacidade de liderar! O Soldado PM, tem como característica individual remeter-se a ser líder de si mesmo.
Além disso, compreender atitudes tomadas de decisão e controle próprio, como, fatores emocionais que facilitam o exercício de autonomia e independência individual.
FASE PSICOLÓGICA PM – QUAL O PERFIL PSICOLÓGICO EXIGIDO NOS CONCURSOS DA PM
Voltado para sua praticidade, o Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que conta com diversos recursos como, Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância) conta com videoaulas, aulas ao vivo e uma apostila digital!
Além de mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo, atendimento exclusivo, salas de aula muito bem equipadas e diversos outros recursos em disposição da sua busca pelo autoconhecimento aprimorado.
Clique na imagem abaixo para saber mais: