Pior efetivo do século da PM de SP faz governador Tarcísio de Freitas pensar em plano emergencial para solucionar o problema de segurança no Estado.
De acordo com registros feitos pela Polícia Militar de SP, até Dezembro de 2023 houve uma queda drástica no número de policiais, o que faz o novo governo do Estado repensar em estratégias para resolver a questão do efetivo decrescente da PM, que desde 2006 apresentou uma perda de mais de 10 mil agentes em seu quadro de funcionários. A PM SP, que já chegou a ter quase 100 mil agentes em seu quadro, hoje possui 80.137, com uma população que só cresce.
A situação é considerada urgente na cúpula da Polícia, e o novo secretário da Segurança Pública, o PM Guilherme Derrite, está elaborando um plano emergencial para tentar resolver a situação.
“Nós estamos passando e vamos passar pela maior crise de efetivo. A PM de SP, que já chegou a ter quase 100 mil homens, vai chegar a 80 mil, sendo que a população não parou de crescer, pelo contrário, aumentou demasiadamente”, disse Derrite à rádio Cruzeiro, de Sorocaba, na última quarta (4).
Esse quadro preocupante afirma a necessidade e importância dos concursos da PM no Estado. Se há 16 anos, SP possuía um efetivo 229 policiais a cada 100 mil habitantes, até Dezembro de 2022, quando foi feito o último levantamento, possuía 177 policiais para a mesma proporção, mostrando uma queda de 22,7% o que é considerado bastante grave para as condições de segurança do estado.
Já se faz necessário mais concursos na área, o que o atual Secretário já afirmou que fará em breve para recomposição dos quadros da Polícia Militar, Civil e Científica, que também teve grande defasagem.
Especialistas apontam que entre os fatores para a fuga de interessados em integrar o quadro da corporação está os baixos salários, comparado a outros Estados, e uma imagem de truculência e violência que acabou também manchando esse interesse, porém este quadro promete ser melhorado no atual governo.
Esses fatores acabaram influenciando diretamente na contratação de novos agentes, dificultando o preenchimento de vagas nos concursos feitos. Por exemplo, em 2021, das 2.700 vagas oferecidas, apenas 1.348 foram ocupadas por candidatos aprovados no certame.
O plano emergencial de concursos do novo governo vai buscar corrigir essa falha e recompor esses efetivos o quanto antes para recuperar a melhor segurança no Estado, já que a queda desse número de agentes provocou a alta em uma série de indicadores criminais, como roubo de veículos e furtos, que aumentaram 23,2% e 22% respectivamente, em 2022. Porém esse planejamento deve durar os quatro anos do novo mandato devido ao tempo de seleção e formação dos policiais.
Espera – se que além de repor esses cargos que ficaram vagos, haja uma valorização também nos salários dos policiais que seja mais atrativo o ingresso na instituição.
Se você pensa em preencher uma das vagas que serão abertas em novos concursos ou se inscreveu no último que já tem data marcada este ano, você precisa estar preparado, e oferecemos vários para conquistar a tão sonhada vaga.
Confira aqui os cursos dos últimos editais para PM de SP:
Mantenha o foco e se programe. Planejamento é tudo para ter sucesso e conquistar a sua vaga. Candidato preparado é candidato APROVADO!
Mais: