Trabalhar delegando tarefas, gerenciando pessoas ou chefiando atividades não necessariamente garante que você tenha uma boa capacidade de liderança, que é cobrada no Psicológico PM.
Quando falamos de capacidade de liderança em nossos relacionamentos, podemos ir além da nossa capacidade de dizer não, estabelecer limites ou aceitar ajuda e falar um pouco sobre o que é liderar. Você sabia que existe diferença entre chefe e líder?
Ser chefe (seja você um bom ou mau chefe) envolve delegar tarefas independente de qualquer coisa, ordenar de maneira expressa e exigir resultados sem conhecer os limites e potencialidades de seus funcionários.
O líder, por outro lado, costuma se destacar por pensar no coletivo e apresentar algumas características distintas como:
Compreender sua equipe como um todo e individualmente;
Assim, o líder reconhece o que cada um faz de maneira positiva e onde podem se ajudar, não sobrecarregando os colaboradores. Conversar com cada pessoa que compõe a equipe e observar suas habilidades e talento auxiliam a motivar e alcançar resultados positivos.
Saber ouvir;
Um bom líder tem flexibilidade para aceitar opiniões e modos de operar. Muitas pessoas tem uma visão diferente da nossa e nos ajuda a perceber caminhos mais fáceis ou com melhores resultados. Ouvir o que sua equipe tem a dizer também ajuda a evitar maus entendidos e falhas de comunicação que podem ser prejudiciais ao trabalho realizado.
Liderar a partir do próprio exemplo. Manter suas promessas e trabalhar da maneira que você espera que os outros trabalhem pode ser muito inspirador. Só cuidado para não achar que isso obriga os demais funcionários a serem como você, pois isso implicaria em uma inflexibilidade e cobrança de sua parte. Dar seu exemplo, porém, mostra para a equipe que você também faz parte dela e também realiza tarefas importantes, não apenas as delega.
Saiba mais sobre liderança para o psicológico PM!
Primeiramente, olhemos as estatísticas dos candidatos APTOS e NÃO-APTOS do concurso de Soldado PM, Edital n° 1/321/18. Mais da metade dos candidatos foram avaliados como NÃO-APTOS pelo psicológico PM, isso por diversos motivos, conforme o perfil exigido, como a capacidade de liderança que é exigido para Soldado PM. Confira as estatísticas:
Como está sua liderança hoje, candidato? Lembre-se, liderar não tem relação com status ou prestígio, mas como você lida, motiva e alcança resultados em grupo!
Ainda com dúvidas relacionado a esse processo seletivo do Psicológico PM? Dá uma olhada em como nossos planos podem ajudar você nessa jornada! E fique de olho em nossas postagens que tem bastante coisa vindo ai!
Aqui embaixo vamos deixar a lista de características exigidas no exame Psicológico para concurso de Soldado PM. Assim os candidatos podem se atentar ao que é cobrado pelo psicológico PM.
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
- Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.