A manhã fria e nublada de hoje, 27/08, deu lugar a felicidade dos peritos criminais empossados. Aprovados desde 2013 no Concurso da Polícia Civil, eles esperaram esse momento por 5 anos! Em uma breve solenidade, os mais de 50 novos peritos criminais juraram combater a criminalidade e, por fim, assinaram o termo de posse. Inclusive, alunos nosso tomaram posse!
A solenidade de posse ocorreu 13° andar do prédio da Polícia Civil, na rua Cantareira, no centro de São Paulo. Grande parte dos mais novos peritos criminais levaram seus familiares, que a todo momento registravam o momento.
Conversamos com alguns empossados e o sentimento era de felicidade, como disse a Cristiane. “Eu to muito contente. Hoje estou realizando o meu sonho”. E ainda disse “Se você sabe o que quer, você sabe o que tem que fazer. Tem alguns sacrifícios que devem ser feitos, você não pode desistir. E, no dia da posse, você vai ver que valeu a pena.”
A Ingrid, outra empossada, disse: “O mais importante é você focar na carreira que você quer de verdade. Vai ser muito mais fácil de estudar e a realização pessoal é muito maior”. Elas, assim como os demais, com muita garra, persistência e foco atingiram seus objetivos. Não desista de seus sonhos, não sinta-se menos do que é! Batalhe e conquiste a vaga que tanto deseja!
Função do Perito Criminal
Para ser perito criminal, as formações são diversas: Medicina, Fotografia, Física, Biomedicina, Farmácia e Bioquímica, Engenharia, Química, entre outras profissões. Isto se deve ao fato de os concursos públicos, que são o caminho de ingresso para tal carreira junto às polícias civis estaduais ou federal, variarem de acordo com a necessidade de tais especialidades.
O perito tem como responsabilidades ir até locais de crimes para colher indícios, realizar exames laboratoriais de DNA em identificação humana, coordenar os trabalhos dos auxiliares, dentre outras atividades.
Sobre o Concurso da Polícia Civil
O Concurso da Polícia Civil é constituído por: prova preambular, Prova de Aptidão Psicológica, Prova de Aptidão Física, comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, prova de títulos. Eles foram aprovados no concurso de 2013. Estavam, desde então, aguardando serem chamados para a posse.