Um dos itens do Edital PM que dá um nó na cabeça de muitos candidatos é essa tal agressividade. Isso porque, no senso comum, agressividade se remete a uma pessoa violenta e impulsiva, sempre metida em brigas. Vamos entender melhor, então, o que é essa agressividade?
A agressividade pode ser compreendida de diversas maneiras, sempre dependendo da pessoa que a possui e do contexto em que ela surge. Pra ficar claro quais são as maneiras que essa agressividade pode interferir no que é pedido pelo Edital PM, vamos exemplificar algumas maneiras em que ela pode aparecer no nosso dia a dia.
AUTO COBRANÇA
A auto cobrança é uma maneira de ser agressivo. É quando você exige tanto de si mesmo, que se você cometer um erro, merece ser punido. “Se me atrasei 15 minutos, farei 15 minutos a menos de almoço”, por exemplo. Por mais que essa auto cobrança pareça nos impulsionar, ela frequentemente nos atrapalha. Pois poderá passar o sentido para nós mesmos de que: se não conseguirmos dobrar nossas metas e atividades, não merecemos descansar ou ter lazer.
SER ENÉRGICO
Uma pessoa com muita energia, usualmente, também tem muita agressividade. E se não canalizar essa agressividade corretamente pode se tornar uma pessoa inconveniente, estressada ou até mesmo cansada.
Você é, ou conhece, alguém que está sempre praticando alguma atividade física? Pois bem. Se imagine, ou imagine essa pessoa, um mês sem praticar exercícios. Como você ou a pessoa se sente? Inquieto, precisa fazer algo, como se estivesse com um peso nas costas? Isso pois você tem essa agressividade naturalmente e, quando não canaliza, ela te afeta.
EXIGENTE
Da mesma forma como você pode exigir demais de si mesmo, você pode deixar essa agressividade vazar para os outros, exigindo demais deles. Dependendo da forma que você exige esses resultados de outras pessoas, você pode ser até mesmo ríspido, que é outra maneira de ver essa agressividade em nós mesmos.
Maneiras de lidar com a agressividade
E o que fazer com essa agressividade toda? Bom, nós não nos livramos cem por cento da agressividade, até porque sem ela não sobreviveríamos, então é importante que cada um encontre a melhor maneira de colocá-la para fora de maneira saudável, ou seja, canalizá-la.
Precisando de ajuda pra isso? Dá uma olhada em nossos planos e em como podemos ajuda-lo! Nosso curso de Desenvolvimento Pessoal te auxilia no processo de autoconhecimento, para que você possa descobrir qual o tipo de agressividade pode vir a ter.