Muitos candidatos do concurso da Polícia Militar possuem um perfil inflexível e, sem que eles percebam, isso é capaz de afetar diversos aspectos de sua vida. Como por exemplo a capacidade de liderança e seus relacionamentos interpessoais, dois itens exigidos pelo perfil psicológico PM. Pense em quantas vezes ser teimoso, querer ser o dono da razão ou ter a necessidade de provar seu valor te sobrecarregou e/ou te atrapalhou de alguma forma.
Primeiramente, olhemos as estatísticas dos candidatos APTOS e NÃO-APTOS do concurso de Soldado PM, Edital n° 1/321/18. Mais da metade dos candidatos foram avaliados como NÃO-APTOS dentro da exigência do concurso. A inflexibilidade pode ter muito a ver com esse resultado. Vejam como:
Essa inflexibilidade é capaz de tornar difícil compreender críticas, aceitar o que os outros dizem sobre nós, afeta diretamente a nossa maneira de resolver conflitos. E todos esses aspectos são observados durante o psicológico da PM. Como podemos, então, trabalhar essa inflexibilidade?
- É importante entender que todos somos diferentes. Aceitar que minha opinião é somente a minha opinião e que eu não devo obrigar os outros a pensarem como eu. Evite julgamentos. Você pode achar algo bonito alguém discordar de você e não é por esse motivo que essa pessoa é menos do que você ou tem um gosto ruim. Ela apenas é diferente.
Desde já, para a fase do psicológico PM é de extrema importância entender que todos somos e temos gostos diferentes.
- Ouvir o outro lado da história e compreender o que a pessoa tem a dizer é de extrema importância. No momento em que paramos pra entender a história de uma pessoa e o que a levou a ter esses pensamentos, é mais fácil encontrar um meio termo para que os dois lados se sintam confortáveis com o resultado.
- Aceite que ninguém está certo o tempo todo e errar é humano. Quando queremos estar sempre certos perdemos a oportunidade de aprender lições valiosas e afastamos as pessoas. Não se envergonhe de estar errado, o importante é compreender o erro e pensar em como você pode agir diferente.
Confie nas outras pessoas.
- Não é por que você faz algo muito bem que os outros não serão capazes de realizar a mesma atividade que você. Muitas vezes nossa teimosia nos sobrecarrega. E nos torna pessoas mandonas e exigentes. Entender que o outro pode fazer o mesmo trabalho com um resultado diferente, porém tão bom quanto o meu, é confiar nas pessoas.
Busque mudanças.
- Mude sua rotina. Mude o caminho que você faz para voltar para casa. Mude o que você lê, ouve ou assiste na TV. Faça o que os outros gostam (mesmo que você não goste). Saia da sua bolha e viva situações diferentes. Isso desenvolve sua capacidade de adaptação e ajuda a se tornar uma pessoa cada vez mais flexível.
Portanto, levar a vida de forma automática é estar na zona de conforto e não ter êxito no seu desenvolvimento pessoal e na fase psicológico PM.
Ou seja, busque seu desenvolvimento pessoal e vá em busca do APTO na fase do psicológico PM. O nosso curso de Desenvolvimento Pessoal, está de portas abertas a te auxiliar nessa busca. Contamos com aulas presenciais e online. Entre em contato conosco e saiba mais.
E uma das melhores formas de compreendermos como sair da nossa zona de conforto é desenvolvendo os aspectos exigidos pelo edital psicológico da PM (junto do seu do autoconhecimento.)
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
- Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.