Quando falamos em Capacidade de Liderança automaticamente pensamos em tomar decisões, resolver problemas, ordenar coisas e ter resultados. Capacidade de liderança, porém, envolve o outro lado da moeda. Exatamente, uma boa Capacidade de Liderança requer que você saiba, não só estar sob o controle de tudo, como também compreender que nem sempre podemos fazer tudo e aceitar a ajuda das pessoas. Essa habilidade de você, enquanto líder, ajudar e se permitir ser ajudado, é uma característica exigida pelo perfil buscado pelo Edital na Fase do Psicológico PM.
É indispensável relembrar que: Como a Capacidade de Liderança sendo uma das características exigidas pelo Edital PM, entende-se que dificilmente será retirada da lista do perfil exigido. Então, é bom que os candidatos que estejam pensando em prestar o Concurso PM 2019, 2020 e etc. estejam habituados com essa característica.
A importância de aceitar ajuda
Pra você, candidato, também é difícil aceitar ajuda de outras pessoas? Isso pode estar diretamente ligado à sua capacidade de liderança. Como seres humanos fomos feitos para viver em sociedade. Isso significa ajudar e ser ajudado. Não temos a capacidade de carregar o mundo. (Por mais que a gente tente carregar o nosso mundo e o mundo dos outros).
Comece a olhar para seu cotidiano. Como você reage quando as pessoas te oferecem ajuda? Quais são os motivos para recusá-la? Muitas vezes não aceitar ajuda está relacionado a não confiar no que a pessoa fará. Imagine se você não confiar em seus parceiros, ou se você for incapaz de pedir ajuda durante ocorrências por pensar que do seu jeito vai ser melhor resolver a questão e que sozinho você dará conta…
É importante começar a exercitar essa confiança que você tem nas outras pessoas. Não só para a Fase do Psicológico PM, mas para seu próprio dia a dia. Quantas vezes você não ficou sobrecarregado de trabalho. Ou carregou problemas pessoais que não poderia contar para ninguém porque só você saberia resolver? Conversar com as pessoas e compartilhar o que sentimos, também é confiar; também é pedir ajuda.
Como a Capacidade de Liderança é uma das características exigidas pelo perfil do Edital na Fase do Psicológico PM, é importante ficarmos atentos ao quão recorrente é a reprovação de candidatos por não atenderem as exigências no momento em que prestam o concurso. Da uma olhada no número de aptos e não-aptos do Edital número 1/321/18, as estatísticas abaixo correspondem a avaliação das turmas 01 a 64.
Diferenças entre Líder e Chefe.
Definitivamente, é muito importante que os candidatos entendam a diferença de ser um Líder e ser um Chefe. O chefe está habituado a estabelecer normas e regras impostas aos seus subordinados, bloqueando todas as pontes entre seu time para ter um espaço onde todos possam se sentir participativos e ter uma boa Disposição para o Trabalho (já falamos sobre isso no nosso blog).
Por outro lado, o Líder sempre está preocupado em estabelecer um bom ambiente de trabalho. Procurando ouvir e entender seus dependentes, e até pedindo ajuda para eles, caso precise. Sem vergonha ou autoritarismo. E é essa liderança que a Fase Psicológico PM espera encontrar em você.
Sabemos que nem sempre é fácil confiar. E que não é do dia para a noite que vamos confiar nos outros e aceitar que eles nos ajudem. Mas certamente se compreendermos o que nos leva a agir de forma individualista e sempre receosa com relação ao outro, somos capazes de mudar isso e alcançar nossos objetivos. Como passar no psicológico e ser um policial militar!
E uma das melhores formas de compreendermos o porquê agimos de determinada maneira é através do autoconhecimento. O nosso curso de Desenvolvimento Pessoal, está de portas abertas à te auxiliar nessa busca. Contamos com aulas presenciais e online. Entre em contato conosco e saiba mais.
Vamos sempre deixar, ao termino de nossos textos que falem sobre o Exame Psicológico PM, todas características exigidas pelo Perfil Psicológico PM no Edital do Concurso PM mais recente. A lista você confere abaixo:
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
- Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.