É comum que os candidatos reprovados se questionem se o motivo é não possuir o perfil requisitado pelo Psicológico PM. Se acalmem, pois não quer dizer que você não tenha o perfil exigido pelo Edital PM. Vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento dessa fase?
Antes de darmos início a nossa conversa, vamos dar uma analisada no índice de APTOS e NÃO-APTOS, divulgados pelo diário oficial do Estado de São Paulo.
Conforme análise dos dados levantados pelo resultado da avaliação do Exame Psicológico das turmas 01 a 64 do concurso de Soldado PM Edital nº 1/321/18, podemos ver que mais de três mil e quinhentas pessoas foram consideradas NÃO-APTAS para o exercício da profissão. Entende-se que muitos desses candidatos reprovaram por não apresentarem as características exigidas pelo Edital (você pode acessá-lo clicando aqui).
Quando os psicólogos da PM buscam um perfil nos candidatos nos concursos públicos, estão avaliando formas de cada um ser, sentir e agir perante o mundo. É importante lembrar que passamos por inúmeras situações em nosso cotidiano. E que elas influenciam no modo como agimos e o que sentimos. A falta de sono, por exemplo, pode te deixar de mau humor. E isso irá afetar a forma com que você se relaciona com as pessoas à sua volta ou até mesmo no modo como você lida com seu trabalho.
Períodos delicados na sua vida podem te abalar
Significa que, de acordo com o que você estiver passando em sua vida, é possível que você não consiga expressar seu potencial. Ou não consiga ser suficientemente claro para o entrevistador. Dessa forma, muitas coisas podem afetar seu dia – uma noite mal dormida, uma briga com a namorada(o), um desentendimento familiar.
Se você perde um familiar próximo ou passa por uma situação traumatizante, por exemplo, existe a possibilidade de reprovação. Afinal você estará enfrentando um período delicado em sua vida e pode precisar de tempo para se reerguer (o que é completamente normal).
Se você não passou por nenhuma situação traumatizante e mesmo assim reprovou, não significa que você não tenha o perfil, ou que você seja louco. Estresse, falta de controle de sua ansiedade, excesso de auto cobrança, insegurança, omissões e mentiras também podem influenciar o resultado. Não se desespere! Olhe para o momento que você está – ou estava – vivendo quando reprovou e reflita sobre o que poderia melhorar.
Dificuldade em aceitar mudanças, críticas, ou de ouvir as pessoas e compreender seus pontos de vista; falta de relacionamentos com outras pessoas; até mesmo a falta de tempo para descansar são aspectos que podem atrapalhar a sua contratação. É de extrema importância se lembrar do seu potencial. Uma vez que esses diversos fatores podem encobri-lo, mas não o tirar de você! Então busque sempre seu desenvolvimento para conquistar esse APTO e melhorar sua vida!!!
E aí, candidato, como tá o seu potencial? Nos conte como você está hoje! Comenta aí em baixo o que está achando das postagens. E se ainda não viu, dá uma conferida nos nossos planos! Nós contamos com o Curso de Desenvolvimento Pessoal, que pode te dar um suporte na caminhada pelo autoconhecimento, na busca pelo seu APTO!
E para que você continue atento nas exigências do perfil Psicológico PM: Vamos deixar abaixo a lista de características requeridas, conforme Edital do Concurso. Confira!
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
- Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.