RESILIÊNCIA | FASE PSICOLÓGICA PM

Prepare-se para o concurso

Você que deseja se tornar um policial militar do Estado de São Paulo já teve aquele dia que tudo saiu errado? Aquela fase da vida que você sentiu que estava afundado em um mar de problemas? Provavelmente sim. Entenda como seu apto no psicológico da PM pode ser influenciado pela resiliência.

Daí você deve estar se perguntado: O que isso tem a ver com se tornar policial militar? Na verdade, tudo. Pois estamos falando de uma característica chamada resiliência.

Tal característica compõem uma das características do SDPM exigida na fase psicológica.  Pois levando em consideração as inúmeras tragédias e problemas enfrentados diariamente pelos policiais militares, é impossível esperar que um candidato sem resiliência supere tais situações.

Nessa fase os psicólogos buscam por meio de testes psicológicos e uma entrevista individual compreender o nível de resiliência de cada candidato presente, podendo assim avaliar se o mesmo se enquadra no perfil exigido.

Mas você sabe o que resiliência? Sabe como fortalecer esse “músculo” afim de ser aprovado na PM?

Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas diversos, adaptar-se as mudanças, superar os obstáculos, resistir à pressão de situações adversas e ainda assim ser flexível a tudo isso, enxergando em tais fatores inúmeras oportunidades de crescimento.

É claro que a ideia de fracassar inicialmente pode gerar em nós sentimento de insegurança, medo e até incompetência. Mas será que quando fracassamos em algo na vida, tal fracasso realmente define quem nós somos?

Claro, que não! A perda e o fracasso é uma consequência de uma atitude que foi tomada e não deu certo, mas tudo bem, pois é possível aprender com essa circunstância.

O candidato que busca ingressar na carreira de policial militar e ser aprovado na PM precisar ter um nível de resiliência elevado, afinal seja na tentativa de ingressar na carreira ou até mesmo durante a sua atuação como futuro policial militar da PMSP, com certeza irá fracassar em algum momento, e portanto precisará ter as características do SDPM exercitadas para suportar e aprender com a situação.

 

COMO DESENVOLVER RESILIÊNCIA É SE ENQUADRAR NAS CARACTERÍSTICAS DO SDPM

A tristeza e o luto diante de uma perda (seja ela qual for) é extremamente natural, afinal as perdas fazem parte do ciclo da vida. Estudos realizados mostrar que quando você busca tirar lições de cada situação negativa que ocorre em sua vida, está desenvolvendo a sua resiliência.

Outra maneira é ser flexível diante dos desafios, busque ver diferentes pontos de vista da mesma situação, a ideia é tentar ser adaptativo frente aos acontecimentos negativos.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado PM APTO

 

Busque ter uma perspectiva otimista, afinal por pior que um problema seja, ele é temporário e em algum momento irá passar. Pensamento positivo atraem situações positivas e a lei da atração.

Por fim faça planos realistas e não deixe de acreditar em si mesmo. A confiança e a autoestima são a chave do sucesso, e quando associadas a planos e estratégias reais e concretas, minimizam as chances de fracasso e frustração.

Afinal como diz a famosa frase do clássico Rocky Balboa: “Não é sobre o quanto você sabe bater. É sobre o quanto você consegue apanhar e seguir em frente”.

 

 

Seguindo tais passos você irá desenvolver um nível maior de resiliência e assim conseguirá se adequar as características do SDPM exigidas pela polícia militar.

 

PERFIL EXIGIDO PARA SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  1. Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  2. Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  3. Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  4. Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  5. Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  6. Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  7. Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  1. Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  2. Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  3. Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.